8 erros mais comuns que as pessoas cometem na hora de treinar

Independente do seu objetivo, a academia é primordial, todo mundo deveria praticar a musculação.

Na medida que os anos vão passando, o nosso corpo vai exigir cada vez mais um fortalecimento adequado das musculaturas para que possamos ter mais qualidade de vida e não viver sentindo dores nas costas, joelhos, ombros.

No entanto, é importante estar ciente dos erros mais comuns que as pessoas cometem ao treinar em academia para evitar lesões e obter os melhores resultados.

1. Não ter um objetivo claro

Pessoas que vão para a academia treinar qualquer coisa, sem nenhum planejamento, acabam não tendo o melhor que o exercício pode oferecer.

É claro que fazer alguma coisa é melhor do que nada, mas a partir do momento que você tem um objetivo claro, você tem um propósito totalmente diferente na sua ida para a academia.

Sem objetivos específicos, as chances de ter um resultado significativo no treino são muito menores porque você estará fazendo qualquer coisa.

2. Não saber o que treinar em cada dia da semana

Estilo deixa a vida me levar. No Brasil eu não vejo muito isso, graças ao suporte que as academias oferecem com os instrutores prescrevendo os treinos e acompanhando os alunos na academia todos os dias.

Mas, nos Estados Unidos, isso é super comum acontecer. A pessoa literalmente vai pra academia e lá ela escolhe quais exercícios vai fazer.

Mesmo que essa pessoa tenha algo em mente do que fazer, ela não tem uma programação específica, e pior, não tem um acompanhamento de progressão

Saiba o que você precisa treinar em cada dia da semana. Isso vai te dar a chance de se organizar, tanto na alimentação pré-treino e até no tipo de tênis que você vai usar ou roupa.

Por exemplo, se na terça-feira você tiver corrida incluída no seu treino, você deverá escolher um tênis com um bom amortecimento, ao invés de usar os tênis de solado mais reto.

Outro exemplo é no treino de pernas: Para mim é muito difícil treinar com camiseta de manga no treino de pernas, pois eu posso suar muito, é uma sensação desconfortável. Então, eu já sei que naquele dia eu tenho que treinar de regata.

Detalhes como esses que fazem a diferença na sua rotina semanal!

3. Mudar o treino sem ter se adaptado totalmente

Vejo muita gente preocupada em mudar o treino a cada mês, mas será que essa pessoa realmente deu o máximo de si seguindo aquelas sequências

Um treino pode ser seguido por até 8 semanas – me refiro a 8 semanas religiosamente seguindo a sequência acordada com o treinador.

Após esse tempo, algumas modificações deverão ser feitas. Não necessariamente você deve trocar todos os exercícios, mas mudar uma combinação, diminuir o tempo de intervalo, assim funciona corretamente uma progressão de treino.

Algumas vezes pode-se trocar todos os exercícios com o intuito de dar um estímulo diferente ou para variar, mas não tem problema seguir um mesmo exercício por mais de 2 meses, desde que algo seja mudado na intensidade.

4. Achar que sabe tudo e não pedir ajuda

Muitas pessoas ficam receosas de perguntar ao instrutor sobre um exercício específico porque não querem incomodar.

Se você tiver qualquer dúvida em relação ao movimento, pergunte para o treinador se sua técnica está correta ou se ele tem alguma observação.

Geralmente os treinadores gostam quando as pessoas chegam pra eles com esse tipo de pergunta, vai demonstrar que você é interessado em fazer o exercício corretamente, fazendo com que ele sempre fique de olho quando você estiver treinando.

Caso algum dia você faça algo errado, na mesma hora ele já vai corrigir você ou dar alguma dica para otimizar o movimento.

5. Não dar importância ao intervalo entre as séries

O intervalo entre as séries é uma variável super importante que pode fazer seu treino ficar mais intenso ou mais fácil.

Hoje em dia temos tanta distração ao nosso redor, que se não nos dermos conta, o intervalo entre as séries ficará muito maior do que deve ser.

Por consequência disso, você poderá ter um treino de 1h e 30 minutos que poderia ter sido feito em 1h.

6. Não aumentar a carga a cada semana

A cada semana você deve aumentar um pouco as cargas do seu treino, nem que seja um 1kg a mais. É importante para a sua progressão você estar sempre intensificando os exercícios e aumentar a carga faz parte do processo.

Se você está fazendo o exercício com a mesma carga por mais de 1 mês, algo está errado. Ou você está guardando energia e se limitando ou seu corpo não está se recuperando bem ao ponto de conseguir aumentar os pesos.

7. Não beber água durante o treino

Algo simples, mas que muita gente não faz.

O consumo de água todos nós já sabemos que é importante, mas quando você se hidrata enquanto está treinando a sua recuperação vai ser melhor no dia seguinte.

Não esqueça que nosso músculo é composto por 83% de água. Se você busca hipertrofia, trate de hidratar bem seus músculos.

8. Fazer cardio antes ou depois da musculação

A melhor estratégia para você devera ser analisada. Talvez fazer cardio depois da musculação seja uma boa estratégia, mas ao mesmo tempo pode ser o seu inimigo, principalmente se você está querendo ganhar mais massa muscular.

Os estoques de açúcar no sangue baixam após o treino de musculação, quando você for fazer o cardio esses estoques baixos podem acentuar o catabolismo muscular prejudicando a sua hipertrofia.

Converse com seu treinador para decidir qual o melhor horário para você.

Os erros mais comuns que as pessoas cometem ao treinar na academia

Chegamos ao final deste artigo, onde vimos que os erros mais comuns cometidos na academia são, na verdade, evitáveis.

Embora treinar com frequência seja importante, é necessário ficar atento a possíveis erros que podem reduzir ou até mesmo inutilizar os resultados do seu treinamento.

Portanto, recomenda-se que você busque orientação profissional para obter o máximo proveito do seu treinamento.

As inscrições para a consultoria de treinos estão abertas, nela você tem um planejamento exclusivo feito especialmente para as suas necessidades e objetivos.

Entre para o meu time de alunos e veja os resultados de ter um planejamento acima da média!

Deixe um comentário