O que você precisa saber sobre metabolismo lento

Vou decifrar a real sobre o tal do metabolismo lento! Engorda?

Quando fico mais velho o metabolismo vai ficando mais lento?

Qual a verdade sobre metabolismo. Metabolismo lento é mito ou é verdade?

O metabolismo é realmente o culpado?
É possível acelerar o seu metabolismo para queimar mais calorias?

Essas perguntas são muito comuns, por isso resolvi responder com base na ciência para você.

É verdade que o metabolismo está ligado ao peso?

Sim! Mas, ao contrário da crença comum, um metabolismo lento raramente é a causa do ganho de peso excessivo.

Embora o seu metabolismo influencie as necessidades básicas de energia do seu corpo, o quanto você come e bebe junto com a quantidade de atividade física que você faz são as coisas que determinam seu peso.

Metabolismo: convertendo alimentos em energia

O metabolismo é o processo pelo qual seu corpo converte o que você come e bebe em energia. Durante esse processo complexo, as calorias dos alimentos e bebidas são combinadas com o oxigênio para liberar a energia que seu corpo precisa para funcionar.

Mesmo quando você está em repouso, seu corpo precisa de energia para todas as suas funções, como respiração, circulação do sangue, ajuste dos níveis hormonais e crescimento e reparo de células.

O número de calorias que seu corpo usa para realizar essas funções básicas é conhecido como sua taxa metabólica basalo que você pode chamar de metabolismo. Vários fatores determinam seu metabolismo basal individual, incluindo:

  • Seu tamanho e composição corporal: Pessoas que são maiores ou têm mais músculos queimam mais calorias, mesmo em repouso;
  • Seu sexo: Os homens geralmente têm menos gordura corporal e mais músculos do que as mulheres da mesma idade e peso, o que significa que os homens queimam mais calorias;
  • Sua idade: À medida que envelhece, a quantidade de músculo tende a diminuir e a gordura responde por mais peso, diminuindo a queima de calorias.

As necessidades de energia para as funções básicas do seu corpo permanecem bastante consistentes e não são facilmente alteradas.

Além de sua taxa metabólica basal, dois outros fatores determinam quantas calorias seu corpo queima por dia.

Queimando calorias além do metabolismo!

  1. Processamento de alimentos (termogênese): Digerir, absorver, transportar e armazenar os alimentos que você consome também consome calorias. Cerca de 10% das calorias dos carboidratos e proteínas que você come são usadas durante a digestão e absorção dos alimentos e nutrientes.

Os cientistas chamam a atividade que você faz o dia todo que não é um exercício deliberado de atividade sem exercício de termogênese.

Esta atividade inclui andar de sala em sala, atividades como jardinagem e até mesmo inquietação. A termogênese é responsável por cerca de 100 a 800 calorias usadas diariamente.

  1. Atividade física e exercício – como jogar tênis, caminhar até a loja, correr atrás do cachorro e qualquer outro movimento – são responsáveis ​​pelo restante das calorias que seu corpo queima a cada dia. A atividade física é de longe o mais variável dos fatores que determinam quantas calorias você queima por dia.

O exercício é melhor ainda, por ser algo sistemático, com duração, volume e intensidade!

Metabolismo e peso

Pode ser tentador culpar seu metabolismo pelo ganho de peso. Mas como o metabolismo é um processo natural, seu corpo tem muitos mecanismos que o regulam para atender às suas necessidades individuais.

Apenas em casos raros você obtém ganho de peso excessivo devido a um problema médico que retarda o metabolismo, como a síndrome de Cushing ou uma glândula tireóide hipoativa (hipotireoidismo).

Infelizmente, o ganho de peso é um processo complicado. É provavelmente uma combinação de:

  • Composição genética;
  • Controles hormonais;
  • Composição da dieta; e
  • Impacto do ambiente em seu estilo de vida.

Incluindo sono, atividade física e estresse.

Todos esses fatores resultam em um desequilíbrio na equação de energia. 

Você ganha peso quando come mais calorias do que queima – ou queima menos calorias do que come.

Embora seja verdade que algumas pessoas parecem ser capazes de perder peso mais rapidamente e mais facilmente do que outras, todos perdem peso quando queimam mais calorias do que comem.

Para perder peso, você precisa criar um déficit de energia comendo menos calorias ou aumentando o número de calorias que você queima por meio de atividade física ou ambos.

Suplementos não são milagrosos, mas com treinos bem orientados e uma dieta simples, eles podem ser a cereja do bolo.

Agora, vou repetir. Não esqueça da base:

Consuma menos calorias do que você queima e você perde peso. Simples assim.

As diretrizes Americanas recomendam cortar calorias em 500 a 700 calorias por dia para perder 0,5 a 0,7 kg por semana.

Se você tem dúvida sobre o consumo da quantidade de carboidratos, proteínas e gorduras, me manda uma mensagem que posso analisar para você através do meu acompanhamento nos treinos na alimentação.

Você terá um planejamento feito de acordo com a sua necessidade e objetivo. 

As inscrições para a consultoria de treinos estão abertas, nela você tem um planejamento exclusivo feito especialmente para as suas necessidades e objetivos. Entre para o meu time de alunos e veja os resultados de ter um planejamento acima da média!

Deixe um comentário